PGConf.Brasil 2019: o evento do ano em PostgreSQL no Brasil

por | Eventos | Nenhum Comentário

Postgres é a nossa tribo! E a PGConf.Brasil é uma das formas de demonstrar no que acreditamos: comunidade, liberdade e qualidade. É por isso que organizamos novamente a PGConf no Brasil.

O evento possui edições em diversos países e conta com os esforços de profissionais e entusiastas da comunidade PostgreSQL para oferecer palestras e treinamentos que desenvolvam novos conhecimentos entre os participantes e fortaleçam a comunidade a nível mundial.

A PGConf.Brasil 2019 aconteceu entre os dias 1º e 3 de Agosto no Hotel Century Paulista em São Paulo – SP. Tivemos reunidos aproximadamente 250 participantes, que vieram de diversos estados brasileiros e de outros países da América Latina, América do Norte e Europa.

Contamos com a presença de 40 palestrantes brasileiros e 7 palestrantes internacionais que compartilharam seus conhecimentos técnicos, histórias de vida, dificuldades e casos de sucesso que já passaram nessa jornada de aprendizado de PostgreSQL.

Nesta edição tivemos uma novidade: o primeiro dia do evento foi dedicado a workshops com especialistas em PostgreSQL, que mostraram ao vivo as melhores práticas e diversos conceitos mais avançados. Em turmas pequenas, os participantes receberam bancos de dados fictícios para aplicar e testar os ensinamentos durante as aulas. Foram 4 workshops com turmas esgotadas! A galera aprovou e atendendo aos pedidos os workshops estão garantidos para a edição 2020.

Nos dias 2 e 3, aconteceram as palestras, tutoriais e lightning talks cobrindo os mais diversos tópicos relacionados a PostgreSQL divididos em 3 auditórios. Além do saguão, onde tínhamos vários patrocinadores, da sala vip dos palestrantes e do Open Space, onde os participantes puderam compartilhar seus conhecimentos de uma maneira mais informal.

A grade da PGConf.Brasil foi recheada de palestras de alto nível. Os slides já estão disponíveis na wiki do PostgreSQL.

Apostamos mais uma vez na união e na troca de conhecimento entre os membros desta comunidade incrível e o resultado foi fantástico!

Já estamos planejando a próxima edição e buscamos sempre oferecer a melhor experiência possível, por isso analisamos os feedbacks que recebemos durante o evento e as avaliações preenchidas pelos participantes. Se você quiser fazer algum comentário sobre a edição deste ano envie um e-mail para: pgconf@timbira.com.br.

Obrigado a todos que estiveram conosco na PGConf.Brasil 2019 e aguardamos vocês em 2020!

Se você participou da edição deste ano, você vai receber nosso contato em breve. E se quer ficar sabendo das novidades em primeira mão, cadastre-se na newsletter aqui.

Timbira lança KrahoDB: replicação lógica bidirecional com PostgreSQL

por | Produtos | Nenhum Comentário

A Timbira desenvolveu uma solução de replicação lógica bidirecional utilizando PostgreSQL. Chamado de KrahoDB, o software foi desenvolvido para suprir a ausência de uma funcionalidade ainda não suportada pelo PostgreSQL. Funcional desde setembro de 2018, o KrahoDB é um fork do PostgreSQL e já está disponível para download no GitHub da Timbira.

Onde o KrahoDB pode ser aplicado

O KrahoDB foi projetado para atuar em ambientes que devem manter a sincronização de dados entres dois ou mais servidores. Eventuais quedas de conexões são toleradas e os dados são sincronizados após restabelecer a comunicação entre os servidores. A replicação assíncrona tem um papel essencial na arquitetura do KrahoDB.

O software foi arquitetado com um servidor “concentrador” que distribui os dados para os outros servidores adjacentes. Um servidor adjacente envia transações para o servidor “concentrador”, que repassa as mesmas para os outros servidores adjacentes. Tudo funciona de maneira transacional e respeitando a ordem cronológica das transações efetuadas no servidor.

A solução proposta pela Timbira

O KrahoDB foi implementado utilizando a API da replicação lógica do PostgreSQL. Todas as funcionalidades da replicação lógica do PostgreSQL funcionam no KrahoDB. A Timbira disponibiliza o KrahoDB baseado na versão 10 e 11 do PostgreSQL (em breve disponibilizaremos o KrahoDB baseado na versão 12).

O KrahoDB aproveita o modelo publish-subscribe do PostgreSQL e implementa duas funcionalidades principais: filtro de origem e filtro de registros. O filtro de origem permite que os dados originados em um servidor não voltem a ele. Essa funcionalidade é a base da replicação bidirecional. Uma tabela participa da replicação em ambas direções. O filtro de registros permite selecionar quais os dados serão enviados aos servidores que participam da replicação. Se houver filtro de registros, ele será aplicado antes de enviar para o servidor assinante. Assim, servidores podem ser concentradores de dados, distribuidores de dados ou ambos.

O KrahoDB faz a sincronização parcial de dados, se houverem filtros de registros definidos. Após essa sincronização, as mudanças aplicadas em um servidor serão enviadas a seu par em tempo real e aplicadas na mesma ordem em que foram alteradas na origem.

Os benefícios de implementar o KrahoDB

Um dos principais benefícios do KrahoDB é distribuir o serviço de banco de dados entre os diversos servidores. Por ser tolerante a falha de conexão entre os servidores, o KrahoDB fica disponível localmente e o negócio do cliente não fica parado. Ao restabelecer a conexão, os dados são sincronizados com eficiência e rapidez.

O KrahoDB herda do PostgreSQL alguns benefícios tais como reduzir a carga de IO produzida por soluções de replicação lógica baseadas em gatilhos, executar a replicação em versões diferentes do KrahoDB e em sistemas operacionais diferentes, não é preciso cancelar consultas para que a replicação continue e os servidores podem ter diferentes usuários, permissões, índices e parâmetros.

O processo de migração para versões futuras do KrahoDB é suave. Isso porque podemos montar a replicação e transferir todos os dados entre uma versão anterior e uma versão atual sem precisar de uma parada no serviço de banco de dados. Uma pequena parada programada colocará em operação a nova versão do KrahoDB. Além disso, diferentes versões poderão coexistir nos diversos servidores de banco de dados.

A Timbira pode ajudar você a escolher a melhor maneira de implantar o KrahoDB baseado nas necessidades do seu negócio. Nosso time garantirá que os requisitos do seu negócio sejam atendidos e que o KrahoDB esteja funcionando adequadamente. Quer conversar conosco? Entre em contato pelo telefone (11) 97116-2569 ou pelo e-mail contato@timbira.com.br.

Quer conhecer mais? Acesse nosso GitHub.

 

PGConf.Brasil 2018: mais um marco na história do PostgreSQL no Brasil

por | Eventos | Nenhum Comentário

A PGConf.Brasil 2018 aconteceu dias 3 e 4 de Agosto, em São Paulo – SP. Foram mais de 45 palestras (entre tutoriais, talks e lightning talks) distribuídas nos dois dias de evento, que envolveu perto de 300 pessoas no Hotel Century Paulista. A Timbira é a organizadora oficial da PGConf no Brasil, evento que tem irmãs por todo o mundo.

A PGConf é uma conferência de nível mundial, que parte dos esforços de profissionais e entusiastas para expandir a comunidade do PostgreSQL, possibilitando que os participantes desenvolvam novos conhecimentos através de palestras e treinamentos.

A PGConf.Brasil é uma renovação a partir das ramificações existentes na comunidade brasileira, em prol do alinhamento com as conferências do resto do mundo.

Todo o lucro obtido na realização do PGConf Brasil 2018 será reinvestido na próxima edição do evento. Qualquer esclarecimento pode ser obtido através do e-mail: pgconf@timbira.com.br.

Sobre as Palestras

A chamada de trabalhos fechou em 28 de fevereiro. As submissões foram avaliadas por uma banca avaliadora independente, composta por 5 pessoas. Com uma grade bem diversificada, a PGConf.Brasil 2018 teve 4 salas à disposição dos participantes, que podiam construir a trilha de seu interesse. Em 3 auditórios, tivemos todos os níveis de palestras. Na quarta sala, tutoriais, coach clinic e debates. Os slides das palestras estão disponíveis no site da PGConf.Brasil, ao lado do título de cada palestra.

O público participante

Os participantes da PGConf.Brasil 2018 têm 35 anos em média, e trabalham com TI há 14 anos. Tivemos participantes de 13 estados brasileiros, e, além dos palestrantes internacionais, também tivemos visitantes de outros países da América do Sul.

Um detalhe interessante: a maioria dos participantes não são DBAs! Em nossa pesquisa, 39,1% disseram que são desenvolvedores; 24,5% são DBAs; 6,6% são gestores; 6% são sysadmins; e… 12,6% disseram que são Chuck Norris!

Materiais disponíveis

Fizemos uma avaliação da PGConf.Brasil 2018. Ela está no site: pgconf.com.br
Quem respondeu a pesquisa já recebeu a playlist com todos os vídeos das palestras gravados. Os vídeos vão sendo liberados nos próximos meses, fique ligado em nosso Facebook e Twitter 😉
As fotos estão em nosso álbum do Facebook!

Os próximos passos

Sim, 2019 já está logo ali! Com a avaliação que foi feita ao final do evento, já foi possível começar a desenhar vários pontos a pensar e construir para o ano que vem. O planejamento para 2019 já começou!

Se você participou da edição deste ano, você vai receber nosso contato. E se quer ficar sabendo das novidades antes, cadastre-se na news aqui: http://eepurl.com/dHzGs9

Amazon RDS utiliza projeto wal2json

por | Institucional | Nenhum Comentário
Ficamos felizes em saber que o projeto wal2json passou a ser adotado em todas as instâncias RDS da Amazon desde julho de 2017. Criado em 2014 e mantido pelo nosso consultor Euler Taveira, este projeto utiliza a decodificação lógica dos logs de transação (WAL) do PostgreSQL presentes a partir da versão 9.4 e transforma em saídas no formato JSON. O wal2json, suportado pelo PostgreSQL, é uma alternativa ao plugin DecoderBufs já existente. Além disso, ele também é útil em outros ambientes em nuvem, nos quais você não possui controle sobre os plugins de decodificação lógica instalados. Um plugin extremamente útil e genuinamente brasileiro!

Com o intenso fluxo informacional, a Internet propicia infinitas possibilidades de produção de conteúdo em caráter colaborativo, sendo um software livre a melhor e mais famosa representação disto. As contribuições têm ampliado fortemente o compartilhamento de informação e potencializado a inteligência coletiva neste sentido. Afinal, as colaborações dos desenvolvedores serão avaliadas por outros profissionais. Dentre as mais significativas vantagens deste processo é o fato de mais desenvolvedores serem capazes de identificar e corrigir mais falhas em menos tempo, uma vez que mais usuários poderem gerar situações de uso e necessidades variadas.

Nosso consultor Euler Taveira é especialista em banco de dados e trabalha com o PostgreSQL desde a versão 6.5. Atualmente, ele é um dos líderes do PostgreSQL Brasil e atua como palestrante em conferências nacionais e internacionais. É autor do pgquarrel e de algumas extensões (como, por exemplo, pg_similarity). Além disso, também contribui como desenvolvedor e revisor de patches e é o mantenedor das traduções para português do PostgreSQL e projetos relacionados.

Desenvolvimento em forma de colaboração: essa é a nossa tribo. Keep walking, Euler!

Leia Mais

Timbira realiza PGConf.Brasil 2018

por | Eventos | Nenhum Comentário

A PGConf.Brasil 2018 acontecerá dias 3 e 4 de agosto de 2018, no Hotel Century Paulista, em São Paulo – SP. Será um evento presencial, com palestrantes nacionais e internacionais e conteúdo de alto nível.

A PGConf é uma conferência de nível mundial, que parte dos esforços de profissionais e entusiastas para expandir a comunidade do PostgreSQL, possibilitando que os participantes desenvolvam novos conhecimentos através de palestras e treinamentos.

Realização

A Timbira iniciou a realização da PGConf.Brasil em 2017, focando em uma renovação a partir das ramificações existentes na comunidade brasileira, em prol do alinhamento com as conferências do resto do mundo.

Em seu primeiro ano, foi organizada uma conferência online de 5 dias, com palestrantes nacionais e internacionais. Foram mais de 500 inscritos, interessados em participar.

Todo o lucro obtido na realização do PGConf.Brasil 2018 será reinvestido na próxima edição do evento. Qualquer esclarecimento pode ser obtido através do e-mail: pgconf@timbira.com.br.

Ingressos

Early Bird: aqueles que fizerem sua inscrição até 28/02/2018, receberão um brinde exclusivo que não será vendido durante o evento. A inscrição EARLY BIRD só é válida para quem realizar o pagamento da inscrição até 28/02/2018.

➡️ Inscrições no link: https://goo.gl/LxNJBK
➡️ Mais informações: https://www.pgconf.com.br/#inscricoes2018

Chamada de Trabalhos

O último dia para submeter uma palestra é dia 28/02. Para isso, acesse o formulário.

A escolha das palestras submetidas na chamada de trabalhos será realizada por uma banca avaliadora independente composta por 5 pessoas, onde apenas uma delas pertence à empresa organizadora do evento. A banca avaliadora é soberana na escolha das palestras e o voto de todos os membros possuem o mesmo valor nas decisões.

Banca Avaliadora: Matheus Oliveira (iFood), Flávio Gurgel (leboncoin), Luis Fernando Bueno (Cenispam), José Villanova (Locaweb), Euler Taveira (Timbira).

A escolha das palestras atende rigorosamente aos critérios de “Community Conference Recognition” descritos pelo PGDG.

Localização

Hotel Century Paulista
Rua Teixeira da Silva, 637 – Bairro Paraíso – São Paulo – SP
Existem valores especiais para Hospedagem, mencione que vai participar do PGConf.Brasil 2018 para conseguir descontos no ato da reserva. Saiba mais: https://www.pgconf.com.br/#local2018.

Timbira - Últimos eventos sobre PostgreSQL

Participações em eventos de TI em 2017

por | Eventos | Nenhum Comentário

Os últimos meses de 2017 foram agitados para a Timbira! Nossos consultores estiveram presentes em eventos de TI realizados em diferentes Estados do Brasil. O objetivo é compartilhar conhecimento e fomentar as discussões, especialmente sobre o banco de dados mais avançado do planeta.

Confira as participações em eventos de TI

1º DBFloripa Meetup

No dia 11 de novembro, aconteceu o 1º DBFloripa Meetup, na Digitro, em Florianópolis – SC. Na programação, além das palestras, o ponto forte foi a troca de experiências sobre bancos de dados relacionais ou não-relacionais. Foi uma grande oportunidade de relacionamento entre os participantes, que vieram de diferentes cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O organizador do evento e Especialista em Banco de Dados, Dickson S. Guedes, falou sobre “Dicas de sobrevivência de um DBA sem mouse”. Dickson apresentou aos participantes alguns conceitos que podem trazer mais agilidade e praticidade ao DBA em suas linhas de comando, sem a utilização direta do mouse. São macetes para quem sabe que não é apenas de uma tela cheia de botões que sobrevive um DBA!

TDC Porto Alegre

Na mesma data, a Timbira também esteve representada por Sebastian Webber no TDC Porto Alegre, na Uniritter. Sebastian palestrou sobre dois assuntos distintos: “HealthCheck do seu servidor PostgreSQL” e “Eu tento usar o Docker, mas ele só me sacaneia”, onde apontou uma problemática inusitada na tecnologia dos contêineres: ele fez de seus slides um verdadeiro guia de fracassos para o deployment de aplicações usando o Docker, baseados em sua experiência em ambiente de produção. Mas nem só de insucessos trata esta apresentação! Ele mostrou como contornar os obstáculos e com quais desafios os desenvolvedores iniciantes podem se deparar ao adotar o Docker.

PGDay Brasília

A Timbira viajou até a Capital Federal para participar do PGDay Brasília, o maior evento de compartilhamento de informações sobre o banco de dados PostgreSQL do Distrito Federal, realizado no dia 02 de dezembro, na UniCEUB, em Brasília – DF. A programação reuniu palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente, dentre eles o consultor da Timbira Euler Taveira, que apresentou a palestra “Big Data e PostgreSQL”.

12ª PHP Conference Brasil

Entre os dias 06 e 10 de dezembro, foi realizada a 12ª PHP Conference Brasil, na UNIFIEO, em Osasco – SP, que teve a Timbira como apoiadora especial do evento. Fabrízio de Royes Mello apresentou as palestras “NoSQL + SQL = PostgreSQL” e “PHP e PostgreSQL: Um é pouco, dois é bom, três é demais”. Já o consultor Fábio Telles apresentou a palestra “Aplicações em PHP 10x a 100x mais rápida com o PostgreSQL” e o minicurso “PostgreSQL para desenvolvedores”.

Seguimos potencializando as discussões sobre o desenvolvimento do PostgreSQL! Quer conhecer mais contribuições dos colaboradores da Timbira? Conheça a página Show Me The Code.

Destaques da Comunidade PostgreSQL Brasil 2016/2017

por | Institucional | Nenhum Comentário

Durante o PGBR2017 em Porto Alegre houve a premiação das pessoas que se destacaram na comunidade de PostgreSQL no Brasil entre os anos de 2015 e 2017. Foram 5 categorias e entre os vencedores, 4 são consultores da Timbira:

  • Contribuição com código no PostgreSQL: Fabrízio de Royes Mello (Timbira)
  • Contribuição com código em ferramentas livres relacionadas ao PostgreSQL: Euler Taveira (Timbira)
  • Pessoa que melhor contribuiu na lista pgbr-geral: Matheus Oliveira
  • Melhor contribuição na organização da comunidade brasileira: Sebastian Webber (Timbira)
  • Melhor artigo técnico publicado nos últimos 2 anos: Fábio Telles Rodriguez (Timbira)

Os consultores da Timbira estão orgulhosos por receberem 4 das 5 premiações no evento e reafirmam mais uma vez o seu compromisso com o Postgres no Brasil.

Talk is cheap...
Show me the code!

Temos mais de 40 anos somados no desenvolvimento para PostgreSQL.

Veja as contribuições

Agenda da Comunidade PostgreSQL

por | Eventos | Nenhum Comentário

A Timbira tem uma forte ligação com a comunidade PostgreSQL no Brasil, fortalecendo sempre o compromisso com o desenvolvimento, ampliação e divulgação do Postgres no país. Por isso, busca ajudar a viabilizar eventos de PostgreSQL, com patrocínio, apoio na realização e compartilhando conhecimento.

Em 2017, realizamos o PGConf.Brasil, uma conferência online com palestrantes brasileiros e internacionais, e patrocinamos o PGBR2017, um evento presencial que reuniu muitos profissionais da área em Porto Alegre – inclusive toda a galera da Timbira. Foram experiências incríveis, que ajudam a potencializar o conhecimento e a reunir amigos.

PGDay Ijuí

Neste outubro, também patrocinamos e participamos do PGDay Ijuí, que aconteceu no dia 11/10/2017, durante a ExpoIjuí Fenadi, em Ijuí-RS.

Sebastian Webber, consultor da Timbira, apresentou a palestra Healthcheck do Seu Servidor PostgreSQL, com exemplos práticos de atividades a serem realizadas no ambiente de banco de dados.

Ainda Este Ano

Em dezembro, estaremos participando do PGDay Brasília, que vai acontecer no dia 02/12/2017 na UniCEUB, em Brasília – DF. As solicitações de inscrições já estão abertas: o ingresso é 1kg de alimento não perecível, à ser entregue na entrada do evento.

O PGDay Brasília é o maior evento de compartilhamento de informações sobre o banco de dados PostgreSQL do Distrito Federal. Uma ótima oportunidade de relacionamento entre os participantes, fazendo novos contatos e trocando experiências com a comunidade. Participe!

PostgreSQL 10 lançado!

por | Releases | Nenhum Comentário

No dia 5 de outubro de 2017, foi lançada oficialmente a versão 10 do PostgreSQL. Dentre as muitas novidades desta versão estão o Particionamento de tabelas declarativo e a replicação lógica. Você pode assistir ao vídeo “Novidades do PostgreSQL 10” e “Replicação Lógica no PostgreSQL 10” no canal da Timbira no Youtube ou ler as notas oficiais de lançamento no site do PostgreSQL.

Um dos pontos mais importantes destacados no lançamento foi a característica crítica das cargas de trabalho modernas. Existe a necessidade de distribuir dados em vários nós para acesso, gerenciamento e análise mais rápidos, estratégia também é conhecida como estratégia de “divisão e conquista”.

O PostgreSQL 10 inclui melhorias significativas para implementar efetivamente a estratégia de divisão e conquista, incluindo replicação lógica nativa, particionamento declarativo de tabelas e melhorias na funcionalidade de paralelismo de consultas.

 

Nesta versão, tivemos 4 brasileiros contribuindo diretamente com código e revisão de código:

  • Euler Taveira, da Timbira – reconhecido por ser o desenvolvedor do PostgreSQL mais antigo do Brasil;
  • Fabrízio de Royes Mello, da Timbira – hoje o desenvolvedor do PostgreSQL mais ativo no Brasil;
  • Matheus Oliveira e Marllius Ribeiro – nossos estreantes em suas contribuições no core do PostgreSQL.

Nossos parabéns a todos que contribuíram para mais uma versão incrível do banco de dados livre mais avançado do planeta!

Conheça as demais contribuições da Timbira para o PostgreSQL em nossa página “Show me the code“.

 

Timbira organiza evento PGConf.Brasil

por | Eventos | Nenhum Comentário

Os consultores da Timbira, com o objetivo de potencializar cada vez mais a comunidade PostgreSQL, buscaram trazer para o Brasil um evento mundial chamado PGConf. Para isso, buscaram reunir grandes profissionais, com atuação no Brasil e no mundo, dispostos a trazer um conteúdo de alta qualidade para usuários e desenvolvedores PostgreSQL.

A conferência é online e gratuita, e vai ocorrer do dia 10 a 14 de julho de 2017.

PALESTRANTES:

  • 10/07: Flavio Gurgel com “Como detectar e corrigir índices corrompidos”
  • 11/07: Bruce Momjian com “Postgres Window Magic”
  • 12/07: Euler Taveira com “Replicação Lógica no PostgreSQL 10”
  • 13/07: Matheus Oliveira com “PostgreSQL no mundo de micro-serviços, a experiência do iFood”
  • 14/07: Álvaro Hernández com “Migrating off of MongoDB to PostgreSQL”
Saiba mais e faça sua inscrição